quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Passe essa idéia adiante!


Queda na parcela de doadores preocupa, e campanha busca incentivar famílias.


27 de Setembro de 2007

"Com o objetivo de sensibilizar a população, para a importância da doação de órgãos e tecidos, e os profissionais de saúde para a notificação de morte encefálica, o Ministério da Saúde lançou hoje (27) a Campanha de Doação de Órgãos 2007. Hoje também é comemorado o Dia Nacional do Doador de Órgãos.O número de pessoas que precisam realizar transplantes de órgãos para não morrer aumentou de 60 mil no ano passado para 70 mil neste ano. No entanto, o número de doações de órgãos no Brasil está em queda. Em 2004, era de 7,3 doadores por milhão de pessoas e, no primeiro semestre deste ano, foi de 5,4 doadores por milhão. O índice está abaixo do registrado nos Estados Unidos, que é de 23 doadores por milhão, e na Europa, que possui uma média de 20 doadores por milhão.Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que esteve em Salvador (BA) para lançar a campanha, um dos motivos para a baixa de doações é que cerca de 30% das famílias que tiveram seus parentes com morte encefálica recusaram a doação de órgãos. “Por algum motivo, falta de consciência, falta de informação adequada, insegurança, falta de capacidade das equipes dos hospitais para convencer as famílias, está caindo o número de famílias que autorizam a doação de órgãos, e isso é dramático”, admite o ministro.Este ano, o tema da Campanha de Doação de Órgãos é: “Não deixe escapar das suas mãos a oportunidade de salvar vidas: doe seus órgãos, doe vida”. A estrela da campanha deste ano será o bebê Matheus Bitencourt Lazaretti, de um ano e cinco meses, que nasceu com um problema no coração e, graças à um transplante do órgão, hoje está curado.“No momento de perda de uma pessoa querida, de um parente, autorizar a doação de órgãos é de uma certa forma amenizar profundamente essa dor. É perceber a possibilidade de que a vida continua em outros espaços, outras pessoas e outras dimensões. Então, doar é um ato de amor, um ato de vida e pode ajudar a diminuir muito o sofrimento e dor de muitas famílias brasileiras”, enfatizou o ministro.A campanha será exibida pelas emissoras de televisão, rádios e cinemas, e ficará no ar até o dia 7 de outubro. A doação de órgãos no Brasil é regulamentada por lei desde 1997. Para se tornar um doador, é necessário conversar com a família e deixar claro esse desejo. Não é preciso deixar nada por escrito, apenas os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte.
A doação de órgãos só é feita após a constatação de morte encefálica e se uma ou mais partes do corpo (órgãos ou tecidos) estiverem em condições de serem aproveitadas para transplantes. Para falar com as centrais estaduais de transplante, é só ligar para o Disque-Saúde, pelo telefone 0800 61 1997. A ligação é gratuita."
Precisamos fazer algo para mudar esse quadro. A queda na doação continua, ano passado (2007) das 11 crianças que estavam internadas no INCOR á espera de um coração, NENHUMA foi transplantada.
Não queremos de maneira alguma que pessoas morram para salvar outras vidas, mas infelizmente essas coisas acontecem, todos estamos sujeitos. Se podemos salvar essas pessoas que estão aguardando por uma chance, por que não? Por que não dar continuidade a vida?
Vamos pessoal, divulguem a causa, vamos levantar essa bandeira!!!
O tema anda muito esquecido e essas pessoas não podem esperar. Faça sua parte, converse com seus amigos, familiares, enfim... Seja um incentivador da VIDA!