segunda-feira, 4 de maio de 2009

Transplante com Doador Vivo

QUEM PODE SER DOADOR VIVO?

O doador vivo é uma pessoa com idade superior a 21 anos, em boas condições de saúde, capaz juridicamente e que concorde com a doação. Por lei, pais, irmãos, avós, tios, primos de primeiro grau e cônjuges podem ser doadores. Os doadores não parentes só podem doar em condições especiais (compatibilidade sanguínea e genética e liberação judicial). Essas informações estão na Lei nº9434/97, Decreto 2268 de 30/06/97, Medida Provisória nº1959-26 e podem ser acessadas no site http://www.abto.com.br/

É NECESSÁRIO COMPATIBILIDADE SANGUÍNEA.

NÃO EXISTE LIMITE SUPERIOR DE IDADE PARA SER DOADOR.

QUANTO TEMPO DEMORA PARA FAZER TODOS OS EXAMES DO DOADOR?

Após a primeira consulta, todos os exames ficam prontos entre 30 e 60 dias. Não existe fila para transplante com doador vivo.

UMA CONVERSA COM O DOADOR

COMO SABEREI SE POSSO DOAR O RIM?

Você fará uma consulta médica e depois, em etapas, grande série de exames de sangue, urina, radiológico e eletrocardiograma para comprovar que seus rins e demais órgãos estão perfeitos.
Caso um ou mais exames derem alterados será avisado você é encaminhado para o tratamento adequado. Se não puder doar também será comunicado.

QUAIS SÃO OS RISCOS DA DOAÇÃO?

A cirurgia é feita com anestesia geral e esse é o risco da cirurgia, para que seja o risco menor possível é feita toda a avaliação clínica do doador. Especialmente a cirurgia do doador é feita com muito cuidado já que não está doente e apenas pratica um ato de amor.

LEVAREI VIDA NORMAL COM UM RIM APENAS?

Algumas pessoas nascem com apenas um rim e nunca ficam sabendo disso, exceto se fizerem algum exame ocasional e descobrirem o fato. Um rim faz o trabalho de dois rins e a vida da pessoa será normal em qualquer profissão ou na família.

E SE O RIM QUE FICA PERDER A FUNÇÃO?

Caso sofra de cálculo renal não poderá ser doador pois existe a possibilidade de que tenha cálculo de novo. As outras doenças que ocasionam paralisia dos rins, atingem os dois rins, tanto faz ter um ou dois rins.

QUE CUIDADOS DEVO TER ANTES DA OPERAÇÃO?

Se você for obeso o médico recomendará que diminua o peso. Se fumar deverá largar o cigarro até a operação, para diminuir a chance de complicações respiratórias da operação.

COMO SERÁ MINHA RECUPERAÇÃO?

Nas primeiras 24 horas após a cirurgia a dor será um pouco maior, mas, será tratada adequadamente com remédios. No dia seguinte a operação você começará a caminhar, e em torno de 1 semana serão retirados os ponte . A alta geralmente ocorre 03 dias após a cirurgia.

QUE PODEREI FAZER PARA AJUDAR MINHA RECUPERAÇÃO?

Tossir, para não acumular secreção nos brônquios, colocando a mão em cima do curativo da operação, para evitar dor no local da cirurgia. Deverá flexionar os pés e as pernas para cima e para baixo, para não ocorrer flebite. Quando o médico permitir, sair da cama e andar.

QUANDO PODEREI VER O RECEPTOR?

Você poderá ir até o quarto do receptor e observá-lo assim que estiver andando. Antes disso poderão comunicar-se com bilhetes ou telefone.

DEVEREI FAZER REVISÃO MÉDICA?

Após a alta e revisão pós-operatória imediata é recomendável que o doador consulte com o nefrologista 12 meses após a cirurgia.

QUANTO TEMPO TEREI LICENÇA DO TRABALHO?

A junta médica da perícia do INSS costuma dar 30-40 dias de licença para o doador.

IMPORTANTE: O Doador não tem direito ao Benefício de Auxílio Doença, porque ele goza de boa saúde.


Fonte:http://www.unifesp.br/assoc/atx/dossie.htm

Um comentário:

byemilia disse...

Oi amigas;
Lindo o blog... saudades mil!
Emília